Em 02 de maio de 2020 postei o texto “Coronavírus e os remédios do coração”, nesse blog, no qual orientei a você paciente, não suspender um grupo específico de remédios que tratam hipertensão arterial ou insuficiência cardíaca, sem a devida orientação médica. Essa suspensão poderia ter ocorrido pois existia uma hipótese que, em pacientes utilizando medicações da classe inibidoras da enzima conversora de angiotensina (IECA), exemplos captopril e ramipril, e da classe bloqueadores do receptor de angiotensina (BRA), exemplos losartana, valsartana e olmesartana, que são medicações bem comuns, poderiam desenvolver formas graves caso apresentassem infecção por coronavírus-19. No entanto, até aquele momento, não tínhamos provas que isso poderia ser verdadeiro, então todas as Sociedades Médicas de Cardiologia orientavam que aquelas medicações não deveriam ser suspensas.

E é com grande felicidade que venho comentar um grande estudo que favorece a orientação que já imaginávamos, caro paciente, “NÃO DEIXE DE TOMAR OS SEUS REMÉDIOS”, sem a devida orientação médica.

Com a liderança do pesquisador brasileiro Dr. Renato Lopes, foi apresentado no European Society of Cardiology Congress 2020 The Digital Experience em 01 de setembro de 2020, um dos congressos mais importantes da cardiologia em todo o mundo, o estudo “BRACE CORONA”, o estudo mais importante até o momento que mostra respostas em relação a dúvida que tínhamos. Será que aqueles remédios que citei anteriormente, muito comuns em uso na nossa prática clínica, como losartana e captopril, poderiam causar algum malefício se o paciente viesse a apresentar infecção pelo coronavírus 19?

E a resposta é: usar medicações do grupo dos IECA e BRA não influenciam o grau de gravidade que o paciente pode evoluir caso apresente infecção por coronavírus 19. Ou seja, as medicações devem ser mantidas em uso regular conforme indicado pelo seu médico.

Esse estudo é um grande orgulho para nós por diversos motivos. É um estudo brasileiro, patrocinado pelo Instituto D'Or de Pesquisa e Ensino e pelo Instituto Brasileiro de Pesquisa Clínica. É o melhor estudo até o momento, em todo o mundo, realizado com extrema qualidade, e nos ajuda com uma resposta científica que podemos usar na prática de forma imediata: vamos manter os remédios em uso regular. Em caso de dúvida, entre em contato ou agende uma consulta hoje mesmo.

Referência

Continuing versus suspending angiotensin-converting enzyme inhibitors and angiotensin receptor blockers: Impact on adverse outcomes in hospitalized patients with severe acute respiratory syndrome coronavirus 2 (SARS-CoV-2)--The BRACE CORONA Trial.

Lopes, Renato D;  Macedo, Ariane Vieira Scarlatelli;  de Barros E Silva, Pedro Gabriel Melo;  Moll-Bernardes, Renata Junqueira;  Feldman, Andre;  D'Andréa Saba Arruda, Guilherme;  de Souza, Andrea Silvestre;  de Albuquerque, Denilson Campos;  Mazza, Lilian;  Santos, Mayara Fraga;  Salvador, Natalia Zerbinatti;  Gibson, C Michael;  Granger, Christopher B;  Alexander, John H;  de Souza, Olga Ferreira.

Am Heart J ; 226: 49-59, 2020 08.