Se tentarmos refletir sobre alguns períodos de crises na história da nossa humanidade, é sempre importante pensar no legado que ela pode trazer. Primeiro porque sabemos que crise deve ser algo transitório, e também porque, independente da sua área de trabalho, alguma coisa você mudou ou está fazendo diferente nesse momento ou se adaptando a um novo cenário. A pandemia causada pelo novo coronavírus 19 pode ter deixado um legado muito interessante e aposto que todos utilizaram de alguma forma: a telemedicina e os encontros online, através de aplicativos. 

        A telemedicina nos proporciona a realização de consultas online, de forma completamente regularizada no nosso país,  inclusive com o envio de receitas e solicitação de exames laboratoriais e de imagem completamente online e por SMS, com assinatura digital.  Claro que o contato presencial com o paciente torna o nosso vínculo mais agradável e confiante, isso nunca será substituído, mas essa distância é a forma de nos adaptarmos a esse cenário de pandemia, não devendo jamais atrapalhar o seguimento médico regular dos pacientes, isso sim aumenta o risco à saúde. Diversos estudos têm mostrado aumento no número de infartos do miocárdio e mortes de causa cardiovasculares nesses últimos meses, porque justamente muitos pacientes deixaram de seguir regularmente as consultas ou mesmo procurar o pronto socorro quando estavam sentindo sintomas graves como falta de ar e dor no peito. 

        O conhecimento, as novas pesquisas e os resultados dos grandes estudos científicos tiveram nas reuniões online a alternativa para continuarem o seu trabalho, a divulgação do conhecimento novo. Antes da pandemia, os encontros eram primariamente presenciais, muitas vezes nos fazendo deslocar de cidade e até de país, para esse novo aprendizado, especialmente em congressos. As reuniões online trouxeram de forma rápida a continuidade do aprendizado, e esse legado é fantástico. Em setembro aconteceu o simpósio internacional de Cardiologia da Rede D'OR São Luiz, e pude discutir com outros cardiologistas diversos assuntos em cardio-oncologia. E foi muito especial. Semanalmente, discutimos em reunião online, com cardiologistas e oncologistas do Brasil inteiro, casos clínicos em cardio-oncologia, e essa discussão nos proporciona, além de discussão científica, o grande objetivo do nosso trabalho, a melhor forma de escolha para o tratamento dos nossos pacientes.

        Dessa forma, jamais atrase o seu tratamento e o seu seguimento médico no consultório. Todo atraso no tratamento e mesmo o atraso no ajuste dos seus remédios, podem ser muito prejudiciais, e nós médicos temos visto regularmente casos graves devido falhas no seguimento do consultório, devido especialmente ao atraso no seguimento regular. Agende hoje mesmo nesse site uma consulta com telemedicina. As consultas presenciais também continuam, e com todos os protocolos de segurança disponíveis. 


                                                                                                                  

                                                                                                

                                                                                Simpósio Internacional de Cardiologia da Rede D'OR São Luis  

                                                                             Discussão em cardio-oncologia: Setembro 2020    

                                                                                      Acesso o simpósio completo em www.cardiologiador.online (cadastro gratuito).